
No mês de outubro, o mundo inteiro se reúne em prol de uma luta: o câncer de mama. Por isso, desde 1990 é celebrado o Outubro Rosa, uma campanha que tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença e contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo e, quando descoberto no início, tem 95% de chance de cura. Entenda mais sobre a doença, os sintomas e saiba como realizar o autoexame!
Sintomas:
O câncer de mama pode apresentar sintomas. Os principais são: nódulo na mama, inchaço em parte da mama semelhante à casca de laranja, irregularidades ou retrações na pele, dor ou inversão do mamilo, vermelhidão e descamação do mamilo ou na pele da mama, saída de secreção pelo mamilo, particularmente se for sanguinolenta ou translúcida, nódulo nas axilas.
Como fazer o autoexame?
Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres, por isso, o autoexame e a mamografia são armas poderosas na prevenção e diagnóstico. A realização do autoexame é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade e deve ser feita uma vez por mês, todos os meses, entre o 3º e o 5º dia após a menstruação. Veja como fazer!
Em frente ao espelho
– Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
– Coloque as mãos na cintura fazendo força;
– Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
– Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
Em pé (pode ser durante o banho)
– Levante o braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
– Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
– Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma delas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;
– Faça movimentos circulares, de cima para baixo. Repita os movimentos na outra mama.
Deitada
– Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita;
– Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;
– Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente) e depois as axilas;
– Inverta o procedimento para a mama esquerda.
Além de realizar o autoexame, mulheres entre 50 a 69 anos devem realizar a mamografia a cada dois anos. Lembre-se também de que a melhor forma de prevenção é a adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e atividade física, evitando-se o álcool e o cigarro. Previna-se!