
Recentemente, o Ministério da Saúde anunciou mudanças em relação à vacinação contra a Covid-19. A partir de agora, todos os adultos com mais de 18 anos e que completaram o esquema vacinal há pelo menos 5 meses poderão receber a dose de reforço da vacina.
Mais de 158 milhões de pessoas fazem parte desse público-alvo e você pode ser uma delas. Tem alguma dúvida sobre o assunto? Leia até o final e saiba mais!
Quem pode tomar a dose de reforço?
A dose de reforço está aprovada para todas as pessoas com mais de 18 anos. A recomendação vale para todos os imunizantes usados na campanha: Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Janssen.
Qual o intervalo de tempo entre a segunda dose e a dose de reforço?
O intervalo de tempo entre as doses passou de seis para cinco meses. A orientação é baseada em pesquisas científicas que apontam uma queda na resposta imune, principalmente, a partir do quinto mês após a dose dois.
Qual vacina irei tomar?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (24), a vacinação de reforço heteróloga — com um imunizante diferente — apenas para quem tomou duas doses da Coronavac. Para as demais vacinas (AstraZeneca, Pfizer e Janssen), o esquema ideal é o homólogo, ou seja, com o mesmo imunizante.
Dessa forma, o esquema de vacinação de reforço ficará da seguinte forma:
– Quem tomou duas doses de Coronavac deve receber preferencialmente o reforço de Pfizer;
– Quem tomou duas doses de Pfizer deve receber preferencialmente o reforço de Pfizer após seis meses da segunda dose (esquema de vacinação completo);
– Quem tomou duas doses da AstraZeneca deve receber preferencialmente o reforço de AstraZeneca;
– Quem tomou a dose única de Janssen deve receber preferencialmente o reforço (segunda dose) de Janssen.
Vale lembrar que, mesmo com a vacinação, o uso da máscara como forma de proteção contra a Covid-19 continua necessário, uma vez que a vacina protege, mas não impede a transmissão. Além disso, fique atento ao calendário da sua cidade para não ficar de fora!